quarta-feira, fevereiro 20, 2013

TECNOLOGIAS AMBIENTAIS DE BAIXO CUSTO


AQUECEDOR SOLAR CONFECCIONADO COM MATERIAL RECICLADO



Ações que visam harmonizar o convívio entre homem e natureza continuam a acontecer, mais uma delas acaba de ser concluída com êxito;
A confecção de um aquecedor solar com material reciclado.
O mesmo foi confeccionado e instalado na propriedade de Carlos e Iara Possatto, na comunidade de Possatto Baixo, interior de Guarujá do Sul. As placas solares são construídas com garrafas pet, caixas de leite tetra pack  canos e conexões de PVC esses dois últimos pintadas com tinta preta fosca para absorver mais calor. A família vinha recolhendo o material há algum tempo e recentemente, com a orientação e trabalhos da equipe da EPAGRI, a placa solar já está em funcionamento, a água aquecida está sendo usada na sala de ordenha.
Como a temperatura da água pode chegar até 55º no verão e 35º no inverno, eles ainda contam com um boiler (recipiente que aquece água com o uso de energia elétrica), pois o indicado para a higienização dos equipamentos da ordenha é de 75º, mantendo assim a qualidade do leite.
Conforme Carlos Pozzatto, após a aquisição do boiler, obteve um aumento de R$ 100,00 na conta de energia elétrica, com a instalação do aquecedor solar espera-se que a haja redução de 25 a 30% na conta de energia elétrica, já que a água entra para o boiler aquecida pelo menos a 35º no inverno e até 55º C no verão, para chegar a temperatura de 75º será mais rápido.

Sendo assim; segue alguns dados contabilizados:

 Gasto total com materiais: R$ 340,00
Temperatura da água logo após a instalação: antes de entrar no sistema de aquecimento 20ºC, após passar pelo sistema de aquecimento solar 41ºC.

Mais informações: Escritório municipal da EPAGRI de Guarujá do Sul, (49) 36420382.

A ONG AGUA apóia e divulga trabalhos dessa natureza.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário