Projetos Ambientais Desenvolvidos pela AGUA

1 - PROJETO
Instalação do CEPA (Centro de Estudos e Programas Ambientais)


Guarujá do Sul, 14 de dezembro de 2010




2 - Identificação do Proponente pessoa física
Eliane Aparecida de Souza fanton
Secretária Executiva da AGUA (Associação Guarujaense de Amparo a Vida)

3 - Proponente:
ASSOCIAÇÃO GUARUJAENSE DE AMPARO A VIDA ONG AGUA
CNPJ: 03539794/0001-54
FUNDADA EM 16/10/1999
SITUADA NA RUA SÃO PAULO, 185, centro
Guarujá do Sul, Santa Catarina
Telefones para contato: (49) 36420382 - (49) 91476932

4 - INTRODUÇÃO

O Rio das Flores precisa de muitos cuidados, um bem que está ameaçado serve suas águas a 10 municípios da Região, são mais de 60.000 pessoas que dependem do Rio para consumo e todas as atividades diárias. O projeto vem sendo desenvolvido a mais de 3 anos tendo premiações no âmbito estadual e nacional, com muitas ações concretizadas, conquistas consolidadas especialmente pelo educandário Elza Mancelos de Moura, pretende-se estender essas conquistas para mais escolas e entidades, envolver ainda mais a população afim de que seja consolidaa a preocupação constante  com a ambiente por toda a população. Para o melhor conhecimento, cuidado, recuperação e manutenção do grande Patrimônio regional serão mapeados todos os seus afluentes, cercadas as áreas de  APP, realizadas análises de água e solo no início e término territorial de cada município de abrangência. Também será feito o levantamento da flora adjacente ao Rio, identificação dos pontos críticos e turísticos do rio. Toda a população regional será envolvida, através de várias entidades que formam uma rede de comunicação e serviços ambientais (parcerias), com seminários, visitas, capacitação de Grupos para gestão Ambiental, agricultores, professores, lideranças, técnicos, escolares do ensino fundamental ao 3º Grau, com concursos, gincanas, dias D ecológicos, apresentações culturais, palestras informativas, paradas ambientais (blitz) unidades demonstrativas, visitas. Para concretizar muitas das ações descritas precisa-se constituir o CEPA (Centro de Estudos e Programas Ambientais), para o desenvolvimento de estudos, visitação, acompanhamento e observação, que irá solidificar e proporcionar atrativos turísticos e continuidade de envolvimento constante à população regional que poderá acompanhar um ambiente preservando-o, conhecendo sua história, com palestras, caminhadas, banco de dados  e atrativos para todas as idades, será oferecido um ambiente aconchegante a todos os visitantes que estimulará as lideranças a valorizar em seus municípios a criação  de mais ambientes turísticos consolidando e fortalecendo assim ainda mais as maravilhas dos CAMINHOS DA FRONTEIRA.

5 - JUSTIFICATIVA

Diante das ações executadas,  necessiades verificadas, pela abrangência Nacional do Projeto justifica-se a criação de um Centro de Estudos e Programas Ambientais (CEPA), esse centro motivará todos seus visitantes que serão lideranças, escolares, agentes ambientais, público em geral que será envolvido pela mídia falada, escrita, internet, para preservar e melhorar os espaços naturais em todo o trajeto e afluentes do Rio das Flores. O ambiente do CEPA compreenderá as margens cercadas do Rio próximas a Gruta São Cristóvão em Guarujá do Sul que servirá como referência para observação, histórico, educação ambiental, entreterimento com trilhas, mapeamento, passeios pelo rio, energias limpas alternativas com a utilização da água, será o começo de vários acontecimentos que favorecem o desenvolvimento territorial sustentavel na região de Fronteira do extremo Oeste de Santa Catarina, a qual servirá de exemplo para demais regiões do Estado e País.


6 - OBJETIVOS

6.1 - OBJETIVO GERAL
Proporcionar atrativos turísticos e condições a biodiversidade através da criação e consolidação do CEPA.

6.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar a sustentabilidade ambiental a 2200 pessoas por ano.
Mapear dois mil metros de trilha na encosta e leito do rio.
Divulgar o projeto na mídia falada e escrita.
Proporcionar entretenimento junto ao ambiente natural.
Demonstrar energias limpas de baixo custo com utilização da água.
Capacitar educadores em educação ambiental.
Adequar o santuário São Cristóvão a devoção e oração.
Receber excursões de  municípios da região.

 PÚBLICO
ALVO

O público alvo será composto especialmente por professores e escolares das redes estadual, municipal e particular de ensino desde a educação infantil a universidades dos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, São José do Cedro, Guaraciaba, Paraíso, São Miguel do Oeste, Bandeirante, Descanso e Belmonte. Sendo que todos os interessados em visitar serão atendidos, de quaisquer regiões do país.


8 – ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

8.1 - Divulgar o projeto na mídia falada e escrita.
O projeto será amplamente divulgado através das rádios locais, jornais de circulação local e regional, internet, pelo site da AGUA, prefeitura Municipal, SDR de Dionísio Cerqueira, portal de turismo de Santa Catarina, placas de identificação, placa com mapa das Trilhas do Rio nos Caminhos da Fronteira. 
8.2 -  Adequar o santuário São Cristóvão a devoção e oração.
No santuário será feito o altar. Junto ao santuário serão confeccionados bancos para descanso, plantadas árvores nativas para sombrear o local.
8.3 - Proporcionar entretenimento junto ao ambiente natural.
Será adquirido 1 pedalinho, 1 manjoulo, uma trilha as margens do Rio, tudo para viabilizar atração aos visitantes, demonstrando as diferentes belezas e utilidades da água. Serão identificadas as árvores do local com placas salientando sua importância econômica e ecológica. Será também feito o levantamento histórico do Rio e suas riquezas consolidando o museu do CEPA, onde terá uma sala de estudos , palestras e recebimento das equipes de educação ambiental.
8.4 - Demonstrar energias limpas de baixo custo com utilização da água.
Com a colocação do manjoulo será possível demonstrar energia limpa de baixo custo de instalação e manutenção, sua importância econômica, histórica e ecológica, sendo mais atrativo aos visitantes.
8.5 - Capacitar educadores em educação ambiental.
Serão capacitados através de sensibilização, visita e explicação 40 educadores para disseminação e participação no projeto a cada ano.
8.6 - Mapear dois mil metros de trilha na encosta e leito do rio.
Serão mapeados dois mil metros de trilha para visitação e sensibilização quanto as riquezas e belezas naturais que o rio nos ofereçe, nas encostas e leito do Rio para visitação.
8.7 -  Despertar a sustentabilidade ambiental a 2.200 pessoas por ano.
Ao receber visita das várias escolas dos municípios de abrangência do Projeto pretende-se receber 1200 pessoas por ano sensibilizando-as para as questões de preservação, valorização e recuperação de ambientes naturais. Essas pessoas estarão aptas a disseminar o aprendizado em educação ambiental efetuado pela AGUA através do CEPA.
8.8 - Receber excursões de municípios da região.
Os municípios da região de abrangência visitarão o CEPA, com convite através do envolvimento previsto no Grande Projeto regional aderido por todos os prefeitos de 10 municípios, e já confirmado participação de outros municípios para averiguar e possivelmente implantar ações em seus municípios que aqui são desenvolvidas. Essas excursões prevêem a participação de mais de mil pessoas.


10. RESULTADOS ESPERADOS

Despertar a sustentabilidade ambiental a 2.200 pessoas por ano.
Para o alcançe desse objetivo será realizado um seminário em cada município de abrangência do Projeto. Será feita divulgação e capacitação aos educandos e educadores em forma de visitação e palestras, com demonstração de resultados no CEPA. Serão visitadas áreas de preservação ambiental já existentes e isoladas desde 2007 em parceria com educandário Elza Mancelos de Moura, assim como demonstrar todas as formas de desenvolvimento sustentável. O CEPA será um centro de exemplo aos visitantes.
Mapear dois mil metros de trilha na encosta e leito do rio.
Para o alcançe desse objetivo será isolada com cerca a área adjacente ao rio que compreende mil metros lineares que contribuirão com os 3 mil metros já cercados em torno do Rio das Flores. Após então serão mapeados pontos de visita pelo leito do Rio com pedalinho e por caminhada nas encostas.
Divulgar o projeto na mídia falada e escrita.
O projeto será divulgado antes, durante e depois da realização dessa etapa do grande projeto, através da mídia falada divulgado pelas rádios locais e regionais, jornais de circulação local, regional e da grande região oestina e pela internet através do blog da AGUA, da  SDR(Dionísio Cerqueira), Epagri, Prefeituras Municipais dos 10 municípios de abrangência, Nos Caminhos da Fronteira, placas de divulgação e visitação.
Proporcionar entretenimento junto ao ambiente natural.
Será adquirido 1 pedalinho para proporcionar entretenimento aos visitantes, também o contato direto com o ambiente natural, assim poderemos proporcionar passeios também pelo leito do rio, sendo este mais um atrativo para atrair turistas para Guarujá do Sul.
Demonstrar energias limpas de baixo custo com utilização da água.
Será adquirido e instalado um manjoulo para possibilitar a educação ambiental e verificação de energias limpas alternativas para a agricultura com baixo custo de instalação e manutenção, sendo também mais um atrativo turístico que proporcionará a integração dos educandos com o meio rural e natural, além de valorizar e resgatar a história desses equipamentos muito utilizados e que dificilmente encontramos  em nossa região.

Capacitar educadores em educação ambiental.
A capacitação acontecerá através de visitação ao CEPA com palestras por profissionais capacitados, demonstração dos resultados, sensibilização para disseminar os trabalhos de educação ambiental, trabalho esse de suma importância para alcance dos resultados nos demais objetivos propostos.
Adequar o santuário São Cristóvão a devoção e oração.
Na gruta São Cristóvão será feito um altar para acomodação do Santo São Cristóvão, local para adoração nas proximidades da gruta, serão plantadas árvores nativas para valorizar o caminho a gruta, também será adquirido bancos de madeira para descanso aos devotos de São Cristóvão e visitantes da gruta.
Receber excursões dos municípios da região.
As lideranças serão capacitadas e sensibilizadas para a visitação de seus munícipes à gruta São Cristóvão, o que possibilitará muitas visitas de escolares e entidades para ver de perto as metodologias educativas para sustentabilidade ambiental da AGUA no CEPA, que será um centro de referência em educação ambiental para a Região e entidades como Polícia Militar Ambiental, Universidades, Escolas, Bancos, Epagri, Prefeituras, Secretarias da Educação, SDRs e demais entidades que venham somar esforços para o desenvolvimento territorial sustentável de nossa Região e enaltecer os Caminhos da Fronteira como uma importante rota Turística do Estado de Santa Catarina.

11 -  MECANISMOS DE MONITORAMENTO
Despertar a sustentabilidade ambiental a 2.200 pessoas por ano.
Através de assinaturas, fotografias, divulgação na mídia falada e escrita, postagem nos sites, relatórios de avaliação dos resultados, atas das reuniões da AGUA. Parecer de fiscalização  assinado pelo conselho fiscal.
Mapear dois mil metros de trilha na encosta e leito do rio.
Ato inaugural da cerca de isolamento do rio, fotografias, divulgação na mídia escrita e falada, presença de lideranças municipais e regionais, comprovação in loco. Parecer do conselho fiscal comprovado e assinado.
Divulgar o projeto na mídia falada e escrita.
Matérias de jornais escritos, fotos, artigos do blog www.aguaecologia.blogspot.com, parecer comprovado pelo conselho fiscal.
Proporcionar entretenimento junto ao ambiente natural.
Divulgação na mídia escrita, recortes de jornais, revistas, fotografias comprobatórias em sites, avaliação e parecer assinado pelo conselho fiscal. Comprovação in loco dos recursos aplicados.
Demonstrar energias limpas de baixo custo com utilização da água.
Comprovação in loco dos recursos aplicados, divulgação na mídia escrita e falada, sites. Parecer assinado pelo conselho fiscal.
Capacitar educadores em educação ambiental.
Assinaturas comprobatórias, fotografias, divulgação nos sites, jornais, depoimentos, filmagens, comprovação e parecer pelo conselho fiscal.
Adequar o santuário São Cristóvão a devoção e oração.
Através de fotografias, demonstrações, comprovação in loco, notícias, recortes de jornais, divulgação na internet, parecer de fiscalização pelo conselho fiscal.
Receber excursões de municípios da região.
Assinaturas na lista de presença, recortes de jornais, fotografias, depoimentos em filme, comprovação com parecer emitido pelo conselho fiscal.

Todas as ações terão comprovação com notas fiscais, parecer pelo conselho fiscal e apreciação em reuniões da AGUA que constarão em ata devidamente assinada pelos membros.




Direitos reservados
AGUA – Associação Guarujaense de Amparo a Vida
A Direção