quarta-feira, março 28, 2012

SEMANA DA AGUA 2012

Para comemorar e relembrar a importância da água, a Epagri, associados da ONG-AGUA e parceiros, realizaram na semana do dia 19/03 ao dia 22/03, diversas atividades de conscientização da população em geral, quanto a preservação do meio ambiente.

No dia 19/03 aconteceu a BLITZ de conscientização ambiental, nas proximidades do trevo de Guarujá do sul,onde houve a distribuição de lixeiras de pano para automóveis, mudas de árvores nativas, folder com informações sobre poluição, água, e lixo, hipoclorito para purificação da água.
Participaram da mobilização funcionários da Epagri, saúde, voluntários, alunos e Professores das escolas municipais e estaduais do município, bem como a Policia Militar Ambiental, Polícia Civil, que prestou auxilio na organização do trânsito, e orientações a população.





Nos dia 20/03 e 21/03 houve visitação ao CEPA (centro de estudos e programas ambientais) com trilha ecológica, da qual participararam os alunos e professores das Escolas Municipais, Núcleo Municipal de Ensino Arco Íris da sede do município, Escola Básica São Francisco da comunidade de Baixo Arara, e Escolas estaduais Elza Mancelos de Moura da sede, Theodósio Mauricio Wanderley da linha
Pessegueiro.
Em determinados pontos da trilha houve explanações, sobre a importância da preservação e recuperação da mata ciliar, os problemas ocasionados em decorrência do desmatamento, poluição, lixo, e divulgação de fotos antigas do local.
Os passeios na trilha foram orientados por voluntários da ONG-AGUA, funcionários da Epagri.



 Monjolo construido no CEPA, tipo de "moinho" movido a água utilizado pelos nossos antepassados para fabricação de farinha, erva mate, alimento para os animais...






Dia 22/03 (dia da água), aconteceu a reunião técnica na comunidade de pessegueiro, onde vem sendo desenvolvido o projeto ambiental URE (unidade de referência educativa).
Projeto esse que tem por objetivo a recomposição da mata ciliar do Rio Pessegueiro proteção das nascentes, isolar os rios e córregos do transito dos animais domésticos, armazenar água para consumo humano e animal, construção de abastecedores de água para pulverização dentre outras medidas para a gestão ambiental da área em questão, a comunidade toda participa, também alguns moradores da Linha Maidana e Barro Preto que tem as nascentes da referida Microbacia.
Para iniciar os trabalhos houve a representação teatral dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Theodósio Mauricio Wanderley, intitulada “A poluição da Água”
 Na oportunidade estiveram presente nesta reunião representantes da FATMA, Policia Militar Ambiental e Promotor da Justiça, que esclareceram dúvidas da comunidade em relação a áreas de preservação permanente, área de reserva legal, código florestal.
O ato contou com excelente participação da comunidade. Ficou decidido que o primeiro passo será o isolamento das nascentes nas propriedades e comunitárias.
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário