domingo, novembro 20, 2011

Reunião e Protocolo de Projeto na CASAN - Chapecó

Casan participa de projeto de preservação e recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio das Flores

Chapecó(6/12/2011) – Uma comitiva de Guarujá do Sul esteve na Casan representando os municípios que fazem parte da Bacia Hdrográfica do Rio das Flores que abrange a região do Extremo Oeste, para definir a participação no Projeto, que visa preservar e recuperar os recursos hídricos desta bacia.

A comissão que é composta por membros da ONG AGUA (professores, técnicos e estudantes), integrantes da administração municipal e vereadores, propôs à Casan a parceria neste trabalho. Dentro destas ações estão, campanhas de conscientização, reflorestamento de mata ciliar, patrocínios para eventos, assistência técnica com monitoramento quantitativo e qualitativo, entre outras ações.

A Casan já tem participado de outros projetos como este investindo 1% da receita bruta mensal dos municípios em projetos ambientais. No caso da Bacia do Rio das Flores os recursos chegam a R$ 380 mil. “Projetos como este e como o Consórcio Iberê, são exemplos para regiões que tem bacias em comum, já que respondem rapidamente garantindo água de qualidade e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente”, afirmou o diretor Regional Oeste da Casan Milton Sander.

A Bacia do Rio das Flores abrange 10 municípios que tem seus sistemas de abastecimento administrados pela Casan, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, São Jose do Cedro, Guaraciaba, Paraíso, São Miguel do Oeste, Bandeirante, Belmonte e Descanso, atendendo uma população de cerca de 100 mil habitantes. Apenas 10% do volume de água captado vai para o abastecimento, 70% são utilizados em atividades agropecuárias e 20% para processos industriais. 

Patrícia Antunes -Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional - Chapecó
patricia@cco.sdr.sc.gov.br -  site: www.sc.gov.br/sdr/chapeco 
(49) - 3361 4200 - 8835 0089

Nenhum comentário:

Postar um comentário