quinta-feira, abril 14, 2011

I SEMINÁRIO REGIONAL DE PRESERVAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS FLORES - TRABALHOS DE GRUPO

 Na Conclusão do I Seminário os Grupos de trabalho de cada Município definiu:

Análise dos Questionários Aplicados aos Municípios Participantes do Seminário da Bacia do Rio das Flores
1) É possível envolver a comunidade em Geral?
R: 100% dos Municípios afirmaram que é possível envolver a comunidade.

2) Quais os problemas envolvendo os recursos hídricos nos municípios pertencentes a Bacia Hidrográfica do Rio das Flores?
R: Ausência de mata ciliar e assoreamento dos rios, esgoto urbano e de criadouros de suínos, uso inadequado da água, uso abusivo de agrotóxicos.

3) O que será feito?
R: 100% dos municípios afirmaram realizar ações de capacitação para a comunidade em geral sobre o tema, viabilizando ações para resolvê-las, da mesma maneira que foi realizado o I seminário, o caminho incial seria esse e a partir disso fazer levantamento das áreas a serem recuperadas (nacentes, rios, corregos, entre outros),  se organizar com os parceiros para a concretização das ações. Outra questão importante levantada foi a elaboração do Plano de Saneamento Básico e do Projeto Ambiental dos Municípios.

4) Quando será feito?
R: Cada muncípio irá se organizar da sua maneira, mas todos se comprometeram a realizar ações para proteção da Bacia Hidrográfica do Rio das Flores.

5) Até quando vamos escrever o Projeto Ambiental do Município?
Todos os municípios definiram como meta escrever o projeto Ambiental do Município e envolver muitos parceiros nesta ação.











O Seminário atingiu os objetivos, sendo definidas estratégias de sensibilização nos municípios e também o Município sede do Próximo Seminário em 22 de março de 2012 em Guaraciaba.
Foram mais de 350 participantes dos Dez Municípios envolvidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário